segunda-feira, 24 de maio de 2010

Atividade Física

É normal, ao homem, movimentar-se. No nosso dia a dia estamos em constante movimento, andamos, subimos escadas, sentamos ... A atividade física é o corpo em movimento, é os músculos esqueléticos gastando energia, contraindo e relaxando em uma coordenada entre músculos, tendões e ossos. Assim como em saúde e qualidade de vida, hoje em dia fala-se constantemente em atividade física! Mas o que é? - Chamamos de atividade física toda a ação humana que envolva movimentação e acelere os batimentos cardíacos acima da freqüência de repouso.

Atividade Física X Exercício Físico

Atividade física nos da seu melhor resultado quando praticada na forma de exercício físico. O exercício físico é uma forma de atividade física que tem como característica, melhorar a aptidão física. Não é qualquer atividade física que melhora a saúde e protege o corpo de possíveis doenças.
Diferentemente de uma atividade física qualquer, que pode ser espontânea como sair correndo para não perder o ônibus, o exercício físico é sistematizado. Andar por exemplo, é uma atividade física quando o objetivo das pessoas é meramente ir de um lugar ao outro mas um exercício físico se a intenção é obter os benefícios de uma boa caminhada como a melhora do condicionamento cardiorrespiratório, perda de gordura e trabalho muscular.
A definição de exercício físico pelo Conselho Federal de Educação Física é:

Seqüência sistematizada de movimentos de diferentes segmentos corporais executados de forma planejada, segundo um determinada objetivo a atingir. Uma forma de atividade física planejada, estruturada, repetitiva, que objetiva o desenvolvimento da aptidão física, do condicionamento físico, de habilidades motoras ou reabilitação orgânico-funcional, definido de acordo com diagnósticos de necessidade ou carências específicas de seus praticantes, em contextos sociais diferenciados.
Referência
SABA, Fabio. Mexa-se: Atividade física, saúde e bem-estar/ Fabio Saba. -2.ed. - São Paulo: Phote, 2008.