HISTÓRIA DO FUTEBOL E FUTSAL

Para entendermos bem este fenômeno esportivo, que move multidões em torno da bola, devemos retornar ao passado e descobrir a história deste grande esporte. O futebol teve sua origem ou o que seria o futebol, em 1.500 a.c., local onde hoje é conhecido como a China. Naquela época, se jogava futebol não com uma equipe representativa como hoje, mas sim, uma tribo toda contra a outra ficando conhecido como o futebol das multidões. O objetivo deste jogo era passar uma bola ou algo semelhante, que era muitas vezes feito com o estomago do boi, por duas estacas colocadas no centro das tribos. Esses jogos muitas vezes arrasavam completamente as tribos.
Existem relatos que afirmam que, em certos casos o jogo de bola era praticado por tribos que utilizavam como (bola) a cabeça de seus inimigos mortos (LEÂES, 2003), nesta época não existiam regras para este esporte. No século XII e XIV, eram comuns durante as partidas, os jogadores agredirem seus desafetos muitas vezes os matando ou decepando alguns de seus membros (GIULIONOTTI, 2002).
O jogo foi introduzido na Inglaterra em 16 de outubro de 1066, e em 13 de abril de 1314, Edward III sancionou decreto proibindo o futebol devido a sua violência (LEAL,2001). Devido à evolução natural do ser humano, o futebol também evoluiu, e passou a ser praticado dentro das escolas européias onde somente a classe dominante podia praticar. Em 1848, foram redigidas na Inglaterra, as primeiras regras do que nós hoje conhecemos como o futebol moderno, sendo daí a gloria da Inglaterra de ter criado o futebol.
No Brasil não se sabe ao certo ainda como o futebol foi introduzido, mas foi proscrito em 1746, uma Lei da Câmara Municipal de São Paula, sobre o “jogo de bola” que era causador de desordem e agrupamentos de vadios (LEAL,2001). Mas seu surgimento é atribuído a Charles Mulher, que após ter ido estudar na Inglaterra trouxe no ano de 1894, o futebol em sua bagagem com isso ele mesmo organizaou a primeira partida de futebol em solo brasileiro.
Dentro da historia do futebol no Brasil, a um acontecimento que ainda não esta bem definido pelos historiadores, o surgimento do Futebol de Salão (Futsal).
A uma grande indefinição sobre a origem desta variante do futebol. Dizem que o futebol de salão (futsal), foi criado no Brasil no estado do Rio de Janeiro, mas existe também a lenda que o mesmo foi criado em Montevidéu no Uruguai. Comenta Voser (2003) que o futebol de salão foi originado nos anos 30 nas Associações de Moços de Montevidéu, Uruguai.
Sabe-se que nesta época o futebol uruguaio, obteve grandes conquistas, que fez com que o esporte fosse muito difundido. Os historiadores acreditam que por este motivo e também pelo fato do clima no Uruguai ser muito frio e úmido, se criou à característica de se jogar futebol em quadras de basquete (VOSER, 2003).
No Brasil, coecidentemete essas duas modalidades esportivas se difundiram com grande facilidade entre a população, fazendo com que o Brasil se tornasse uma referência mundial se tratando de futebol ou futsal. Hoje o futebol e o futsal, se tornarão um negócio valiosíssimo, movimentando milhões de dólares em negociações de compra e venda de jogadores. Com o crescimento dos centros urbanos e a diminuição dos espaços públicos para esta pratica esportiva, passaram a surgir dentro das grandes cidades às escolas esportivas.

Referêcia:
SILVEIRA, Ulisses Poletti. A Relação do Desenvolvimento Motor, nas Habilidades de Correr e Chutar em Crianças de 06 a 08 Anos e a Orientação Didatico Metodológico de Profesores Especializados e Não Especializados. 2006 Monografia (Curso de Licenciatura Plena em Educação Física)- Curso de Educação Física Universidade Luterana do Brasil, Canoas.