Preparação Física no Futsal

Esta página será dedicado a preparação física no futsal!

Futsal no Brasil!
O Brasil é considerado o país do futebol, mas também podemos o qualificar como o país do Futsal, devido aos inúmeros títulos conquistado pela seleção brasileira e pelos clubes e associações que representam nosso país em inúmeras competições.
Mesmo sendo referência no esporte, com diversos jogadores representado seleções de outros países, temos  pouca literatura e estudos científicos nesta areá, que acaba dificultando o acesso a este conhecimento.
Devido a isto estou corroborando com a modalidade e tentando mostrar um pouco do meu conhecimento e também pedido ajuda aqueles que queiram colaborar com está pesquisa. Vou tentar mostrar, como se periodizar um trabalho a nível de alto rendimento, para orientar o profissional da área a trassar uma diretriz para o alcance do seu objetivo.


P E R I O D I Z A Ç Ã O

Para pensar em um planejamento temos que avaliar alguns potos:
Primeiro temos que saber quais as competições em que a equipe vai participar, qual objetivo em cada competição ou seja ter um calendário anual com o inicio e o termino, juntamente com o número de jogos que se realizara durante a semana. Assim o trabalho será mais específico diminuindo o risco de erros.

Segundo, o que o clube ou associação oferece de estrutura física, para realização dos trabalhos físicos que será aplicado na pré temporada e durante o período competitivo.

Terceiro avaliar o elenco para saber por onde começar.


Quarto sempre se esclarecera o jogador porque de tal teste e como é importante sua realização ao máximo da capacidade física.



P o r q u e A v a l i a r ?

Com o desenvolvimento da ciência do esporte, e com a divulgação diária de estudos e pesquisas relacionadas a está área, é primordial iniciar a pensar um trabalho físico tendo dados que oriente o trabalho, e não faz-se necessário avaliar  o grupo de atletas constantemente.

Q u a n d o A v a l  i a r ?

Quando um atleta de qualquer modalidade atinge a excelência de um movimento, este atleta passa a obter grades resultados, pois um movimento bem executado exige menos do metabolismo na produção de energia. Menor gasto energético é igual a um menor stress metabólico, refletindo numa maior capacidade física.
Mas para termos um parâmetro a avaliação inicial de pré temporada se torna primordial.Nela se consegue traçar um perfil físico dos atletas, podendo assim estabelecer as metas a tingir durante o processo de preparo físico.

O q u e A v a l i a r? 


Se faz necessário, escolher bem a bateria de testes físicos, que será aplicada a equipe, cuidando para que tendo uma relação direta com o gesto esportivo . Deve se observa as demandas físicas que o jogador utiliza dentro de uma partida de futsal, nunca esquecendo que este esporte exige, força, agilidade, velocidade e uma excelente  capacidade de executar ações de alta intensidade e curta duração (intervalado) sem queda de rendimento .

Avaliação a ser aplicada:

Avaliação antropométrica que compõe:
  • ·         Estatura (EST)
  • ·         Massa Corporal (MC)
  • ·         Dobras Cutâneas (DC)
  • ·         Percentual de Gordura (%G)
  • ·         Massa de Gordura (MG)
  • ·         Somatório de Dobras Cutâneas (∑DC)
  • ·         Massa Corporal  Magra (MCM)
Avaliação Física
  • ·         VO₂ Máx
  • ·         Teste de Salto Vertical
  • ·         Teste de Velocidade
  • ·         Teste Agilidade
  • ·         Teste Flexibilidade


continua .....