SISTEMA RESPIRATÓRIO

A palavra respiração tem duas conotações na fisiologia, à Respiração Pulmonar (RP) e Respiração Celuar (RC). Quando nos refirimos a ventilção e à troca gososa nos pulmões, estamos falando de (RP), já a utilização e a produção de gases pelos tecidod estamos falando de (RC).
 FUNÇÃO DOS PULMÕES
A principal função do sistema respiratório é promover um meio de troca gasoso entre o ambiente externo e o corpo, isto é. ele fornece ao indivíduo um meio de repor O² e remover CO² do samgue. Esta troca só é realizado graças a um processo mecânico de mobilização de ar chamado de VENTILAÇÃO, que permite a entrada de ar par dentro dos alvéolos ativando outro mecânismo chamado de DIFUSÃO.
A difusão é o movimento aleatório de moléculas de uma área de alta concentração para uma de menor concentração. Como a pressão de O² é maior nos pulmões (ventilação) do que no samgue, o O² se move dos pulmões para o sangue. Igualmente o CO² faz o caminho inverso.
ESTRUTURA DO SISTEMA RESPIRATÓRIO
O sistea respiratório humano é formado por um grupo de passagem que filtram o ar inspirado e transportam para o interior dos pulmões, onde vai ocorrer a troca de gases em sacos aéreos microscópicos chamados de alvéolos.

Os orgãos do sistema respiratório são: nariz, cavidade nasal, faringe, laringe, traqueia, arvore brônquica e pulmões.
Os pulmões, estão envolvidos por um conjunto de membrnas denominado pleura. São em número de duas, à viceral adere à superficie externa emquanto a parietal reveste a parede torácica. As duas são separadas por uma fina camada líquida que atua como lubrificante, permitindo a ação deslizante de uma pleura sobre a outra.




A presão na cavidade pleural (intrapleural) é menor que atmosférica e fica ainda mais baixa durante a inspiração.
ZONA DE CONDUÇÃO
As passagen aérias do sistema respiratório são divididas em duas zonas: Condução e Respiratória.
Azona de condução inclui todoas a estruturas anatomicas por onde o ar passa. A região pulmonar onde ocorre a troca de gases é denominada respiratória.
A faringe recebe o ar das cavidades oral e nasal, o ar entra na traqueia, que ramifica-se em dois bronquios principais (direito e esquerdo) que entram nos pulmões. em seguida a árvore bromquica ramifica-se várias vezes antes de formar os bronquíolos, que  ramifican-se várias vezes antes de se tornarem dutos alveolares que vão até os sacos alvelares e a zona respiratória dos pulmões.
A zona de condução serve também para umidecer e filtrar o ar enquanto o mesmo se ove para a zona respiratória, idependente da temperatura ou umidade do meio ambiente, se tornando fundamental na prevenção de lesão pulmonar. Esse processo de filtração e limpeza são realizados por dois meios. Primeiramente, o muco, secretado pelas células da zona de condução, retem pequenas partículas inaladas. Esse muco é movido em direção a cavidade oral por minúsculas projeções cílios.
O segundo meio de proteção pulmonar, ocorre pela ação de macrófagos, localizados por alvéulos. Esse macrófagos engolem particulas que chegam aos alvéulos.

ZONA RESPIRATÓRIA
A troca de gases nos pulmões ocorre através de aproximadamente 300 milhões de minuscúlos chamados auvéolos. A enorme quantidade dessas estruturas provê ao pulmão uma grande área superficial para a difusão. A velocidade da difusão é também auxiliada pelo fato de que cada alvéolo possuí apenas uma camada unicelular, de modo que a barreira hematogasosa total consiste em uma camada de duas céluas uma alveular e outra capilar. Embora os 300 milhões de alvéulos forneçam a estrutura ideal para a troca gasosa, a fragilidade destas bolsas mínúsculas apresentam alguns problemas para os pulmões.
MECÂNISMO DA RESPIRAÇÃO
O movimento do ar do meio ambiente para os pulmões é chamado de ventilação pulmonar e ocorre por meio de um processo chamado Volume de Fluxo, que refere-se ao movimento da moléculas ao longo de passagens decorrente da diferença de pressão, portanto, a inspiração ocorre devido à redução de pressão nos pulmões abaixo da pressão atmosférica.
INSPIRAÇÃO

CONTINUA......